SHOPPING

Osama (Osama)

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro!

Nome ou apelido:

E-mail:

Título:

Mensagem:

SINOPSE

Uma menina de 12 anos, sua mãe e um garoto do vilarejo quase não sobrevivem a uma pacífica passeata organizada por mulheres oprimidas pelo regime Talibã, que termina brutalmente. Após testemunhar um tratamento tão desumano, a mãe se dá conta de seu próprio calvário, enquanto ela e sua filha tentam manterem-se vivas.


Com a morte do pai e do irmão da jovem menina, elas têm que encontrar um meio de sobrevivência mantendo isso em segredo do rígido Talibã, que ordena que nenhuma mulher trabalhe ou mesmo saia de casa sem a companhia legítima de um homem.


Mãe e sua filha tomam conta de pacientes num hospital clandestino, administrado por estrangeiros. Depois de uma invasão do Talibã, o hospital é fechado, e as duas ficam sem renda alguma. Desesperada, em busca de qualquer tipo de trabalho, a mãe é obrigada a cortar os cabelos da filha e vesti-la como se fosse um garoto, para que ela possa ganhar algum dinheiro e as duas possam comer.


A mãe suplica a um comerciante dono de uma mercearia que a ajude empregando a menina em sua loja, pois ele havia conhecido seu marido. Ele concorda e tenta proteger a menina, agora disfarçada em menino, e a ensina a ser mais convincente. Numa certa tarde, a polícia religiosa do Talibã obriga todos os homens a irem à mesquita para orar.


A menina, que desconhecia a forma como os homens praticavam sua fé, comete diversos erros e levanta a suspeita de um dos oficiais do Talibã, que está inspecionando o ritual. Ele se aproxima do comerciante e da menina depois das orações e os interroga. A menina é tomada de pavor, mas o comerciante consegue dissipar as desconfianças do oficial.


No dia seguinte todos os garotos da vila são levados a a uma Madrassa, um tipo de escola religiosa, que também serve como centro de treinamento militar do Talibã.


Passando a freqüentar a escola, a masculinidade da menina é constantemente posta em discussão. Um jovem que pede esmolas na primeira cena do filme, sabendo do segredo da menina, intercede a seu favor e a protege, endossando a sua verdadeira identidade, declarando que seu nome é Osama.


Depois de crescentes suspeitas entre os estudantes e os instrutores do Talibã, a menina é punida por não ser capaz de finalizar uma tarefa e provar sua masculinidade. No final, suas características físicas a delatam, revelando sua verdadeira identidade.


Como resultado de sua mentira imperdoável, ela é levada a julgamento perante a corte do Talibã e sentenciada a casar-se com um velho Mulá. Ao chegar em sua casa, a menina desmascarada descobre que ele tem outras três esposas e é forçada a juntar-se a elas, em seu miserável mundo.

ELENCO

MARINA GOLHAHARI (Osama), KHWAJA NADER, ARIF HERATI, ZUBAIDA SAHAR, HAMIDA REFAH, GOL RAHMAN GHORBANDI

REALIZADORES

SIDDIQ BARMAK (Autor, Diretor, Produtor e Editor), KAVEH MOEINFAR (Assistentes de Direção), HOMAYON PAEIZ (Assistentes de Direção), MIRVAIS REKAB (Assistentes de Direção), RAZI MOHEBI (Assistentes de Direção), EBRAHIM GHARUFI (Cinegrafista), REZA SHEAKI (Assistentes de Cinegrafista), MEHDI AMIRI (Assistentes de Cinegrafista), VAHID RAMAGH (Fotografia), BEHROUZ SHAHAMAT (Som), FAROKH FADAI (Som), MASTANEH MOHAJER (Mixagem), HUSSEIN MAHDAVI (Mixagem), AKBAR MESHKINI (Designer de Set), MASTANEH MOHAJER (Assistente de Edição), SIMAK ALAGHEH BAND (Gerentes de Produção), AGHELEH REZAEI (Supervisor de Script), MOHAMED REZA DARWISHI (Música), STUDIO FILMSAZ (Laboratório), BARMAK FILMS (Produtor)

© 2003-2016 SuperCinema.com.br. Todos os direitos reservados. | Fale conosco