SHOPPING

Domingo Sangrento (Bloody Sunday)

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro!

Nome ou apelido:

E-mail:

Título:

Mensagem:

SINOPSE

Em 30 de janeiro de 1972, soldados britânicos mataram 13 cidadãos desarmados que participavam de uma marcha pelos direitos civis em Derry, Irlanda do Norte. Esse evento, conhecido como Domingo Sangrento, acabou por estimular muitos jovens a se unirem ao Exército Republicano Irlandês – IRA e por fomentar um ciclo de 25 anos de violência. O filme conta a história do Domingo Sangrento em apenas um dia — do amanhecer ao anoitecer, da chegada de tropas às ruas da cidade à colisão violenta entre soldados do Regimento de Paraquedistas e a multidão de manifestantes civis.

O filme acompanha os soldados britânicos e a polícia, bem como civis de dos lados resultantes do sectarismo religioso. DOMINGO SANGRENTO se concentra, em particular, nas histórias de quatro homens: Ivan Cooper, um líder idealista dos Direitos Civis, protestante em campo católico que compartilha com Martin Luther King o sonho de uma mudança pacífica; Gerry Donaghy, um rebelde católico de 17 anos determinado a começar uma outra vida ao lado da namorada protestante, mas que acaba envolvido no confronto violento com os soldados; o brigadeiro Patrick MacLellan, comandante do exército britânico em Londonderry, que se vê pressionado a tomar medidas enérgicas para deter a marcha; e um jovem recruta, operador de rádio, que recebe a ordem de, junto com a sua unidade de veteranos implacáveis, invadir Bogside.

DOMINGO SANGRENTO é um filme de guerra sobre a luta pela paz. Um filme rodado num estilo ultra-realista, no meio das ruas e entre as multidões, nos postos de comando e nos becos, junto aos atiradores de pedras e os ativistas, entre os generais e os recrutas.

ELENCO

JAMES NESBITT (Ivan Cooper),
TIM PIGOTT-SMITH (General de Divisão Ford),
NICHOLAS FARRELL (Brigadeiro Maclellan),
GERARD McSORLEY (Superintendente Lagan),
KATHY KIERA CLARKE (Frances),
ALLAN GILDEA (Kevin McCorry),
GERARD CROSSAN (Eamonn McCann),
MARY MOULDS (Bernadette Devlin),
CARMEL McCALLION (Bridget Bond),
DECLAN DUDDY (Gerry Donaghy)

REALIZADORES

PAUL GREENGRASS (direção e roteiro),
MARK REDHEAD (produção),
DON MULLAN & PAUL MYLER (co-produção),
IVAN STRASBURG (diretor de Fotografia),
JOHN PAUL KELLY (desenhista de produção),
CLARE DOUGLAS (montadora),
DINAH COLLIN (desenhista de figurino),
PIPPA CROSS (produtor executivo),
ARTHUR LAPPIN (produtor executivo),
JIM SHERIDAN (produtor executivo),
ROD STONEMAN & PAUL TRIJBITS (produtor executivo)

© 2003-2016 SuperCinema.com.br. Todos os direitos reservados. | Fale conosco