SHOPPING

A Noite Americana (La Nuit Américaine)

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro!

Nome ou apelido:

E-mail:

Título:

Mensagem:

SINOPSE

O filme trata das verdadeiras famílias que se formam em toda produção cinematográfica e se desmancham sempre que esta acaba. Retrata o dia-a-dia nessas comunidades artificiais, em que pessoas com histórias de vida diferentes convivem praticamente sem privacidade durante semanas a fio.

Uma oda de louvor à produção à produção cinematográfica ambientada no Victorine Studio em Nice, no sul da França, produtor de filmes desde a era do cinema mudo. Truffaut interpreta Ferrand, diretor de um filme titulado Je Vous presente Pámela, que obviamente vai ser um fracasso. Esse filme dentro do filme é a história de uma inglesa que se apaixona pelo sogro, e foge com ele.

Mas Ferrand não é um diretor de filmes ambiciosos, e sim um técnico apaixonado pelo processo – os efeitos especiais, a química entre os atores, a rotina de filmagem, a vida no set -, pela mágica por trás das câmeras.

Quando visitantes do mundo real chegam (maridos, amantes, banqueiros, jornalistas), recebem uma cadeira de direção para sentar e observam a ação sem, de fato, compreender nada do que ali se passa.

O filme é uma antologia de anedotas dos sets de filmagem. Pode-se reconhecer todos os tipos: o jovem, inexperiente e apaixonado Alphonse, a diva alcoólatra Severine, a estrela romântica sexy Julie e o astro maduro que finalmente está aprendendo a lidar com sua homossexualidade Alexandre. O cenário é completado pelos funcionários como coadjuvantes.

Durante o transcorrer da ação, romances começam e terminam, casamentos são ameaçados e há reconciliação. O filme é narrado pelo personagem de Truffaut que, como revela num sonho, desejava ser um Orson Welles quando jovem, mas agora se contenta em estar no mesmo ramo de atividade.

ELENCO

TRUFFAUT (Ferrand),
JEAN-PIERRE LEAUD (Alphonse),
VALENTINA CORTESE (Severine),
JACQUELINE BISSET (Julie),
JEAN-PIERRE AUMONT (Alexandre)

© 2003-2016 SuperCinema.com.br. Todos os direitos reservados. | Fale conosco